terça-feira, 22 de novembro de 2011

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA!!!


Hoje é comemorado o Dia da Música e de Santa Cecília, Padroeira internacional dos Músicos. Por isso, comemora-se, também nesta data, o dia do Músico.

A palavra Música é de origem grega e significa "as forças das musas". As musas eram ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral, o teatro etc. Todas estas manifestações artísticas eram acompanhadas por sons.



Os dicionários definem a música como uma faceta das belas-artes que está relacionada com a combinação e harmonização dos sons como forma de expressar o pensamento ou a emoção. Mesmo mais adequado o conceito não é satisfatório, pois esquece a possibilidade de um simples som ser considerado como música.

"A PADROEIRA DOS MUSICOS"

SANTA CECÍLIA

A santa dos músicos - Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convencê-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa.

Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo. Mito grego - Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas. Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.


Portanto, a todos os que trabalham com este dom de cantar, compor ou tocar um instrumento, os merecidos parabéns pelo seu dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário