quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VAMOS FORMAR UM GRUPO DE COCO DE RODA!

O Grupo Parafoclórico Coco do Calemba, nascido em 20 de julho de 2008 na Cidade de São Gonçalo do Amarante/RN dentro da Cia Folclórica Aldeia do Boi Calemba, foi idealizado pela Professora e Pesquisadora da Cultura Popular Ivani Machado. A principio a idéia era que o Coco de Roda, que é um ritmo que vem da divisa de Alagoas com Pernambuco, fosse mais um espetáculo montado dentro da companhia. Foi quando Ivani Machado Juntamente com Alexandre Santos, Presidente da Fundação Cultural Dona Militana, resolveram que ao invés do coco ser só mais um espetáculo, ele se tornasse um grupo! Foi dai que eles resolveram me procurar, “Victor D’melo”! Com a proposta de que um grupo de coco de roda fosse criado, que a Fundação de Cultura daria todo o apoio e o incentivo necessário para que isso acontecesse! Daí então fiz toda pesquisa, convidei alguns jovens e adolescentes e começamos o trabalho de montagem do coco. Mais qual seria o nome do grupo? Como o grupo surgiu dentro da Cia Folclórica Aldeia do Boi Calemba e o grupo viria ser de coco de roda, todos optaram pelo nome “Grupo Coco do Calemba” e assim ficou. O grupo tornou-se Parafoclórico quando a Companhia foi desativada, e o grupo deu inicio ao resgate não só do Coco de Roda, como também a outras manifestações culturais do Rio Grande do Norte e de outros estados Brasileiros, sendo o Coco de Roda nosso carro chefe. Hoje o grupo conta com 30 integrantes entre coreografo, dançarinos (as), produção, maquiadores e sonoplasta. Todos os integrantes são jovens entre 14 e 30 anos de famílias de baixa renda. O grupo sente-se vitorioso pelo fato de que em algumas de suas apresentações, consegue pagar um pequeno cachê simbólico a seus integrantes! E sente-se mais vitorioso ainda pela barreira chamada “PRECONCEITO”, que o grupo vem conseguindo quebrar aos poucos, já que tem em seu elenco alguns homossexuais.

6 comentários:

  1. bela iniciativa...
    o melhor coco de são gonçalo!

    ResponderExcluir
  2. Vocês estão de Parabèns,muito bonito o coco de roda de vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. olá ,sou de olimpia/sp ,coordenadora pedagógica de uma escola municipal.minha escola apresentará um pour-pourri de coco no festival do folclore,q esse ano está homenageando o rio gde do norte.
    gostaria ,se possível de receber material pra estudo.vídeos ,músicas,fotos,a história dos cocos q são dançados por vcs...agradeço imensamente,abraços e parabéns pelo trabalho...carminha madureira

    ResponderExcluir
  4. Olá carminha, Sou Victor D'melo Coordenador do Grupo Coco do Calemba e preciso de teu e-mail pra poder te eviar o materia que você soliciou. boa sorte... Há este é o e-amail do grupo: grupococodocalemba@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a iniciativa, tive um enorme prazer de fazer parte dessa familia chamada: Coco do Calemba, que é sem sombra de dúvidas o melhor grupo de coco do RN.

    ResponderExcluir
  6. gostei da iniciativa dessa formação.sou Artesão artista plástico e dançarino da Cia de Progeções Folclóricas Raízes de Campina grande -Pb desejo muito sucesoa todos.
    gostaria que vcs colocassem os creditos da escultura do casal dançando coco de rora em sua página , o autor chama-se Fabio Smit, que é meu amigo e que mora em Cabedelo-pb .
    desculpa a intromissão mas me preocupo muito quanto a essa questão de creditos, sei que meu amigo ira godtar muito dete uma escultura dele simbolizando o pensament de todos voç~es.
    agradeço e muito sucesso.
    sergio nascimento

    ResponderExcluir